Coxinha de frango

Ingredientes (massa)
2 litros de água
1kg de farinha de trigo peneirada
2 cubinhos de caldo de galinha
1 colher sopa de margarina ou manteiga
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de colorau (corante de urucum), opcional, para dar cor


Recheio:
1kg de peito de frango cozido e desfiado
2 cebolas médias picadas
1 xícara de salsinha picada
Pimenta vermelha picada a gosto
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Azeite

Para empanar:
2 claras
1 litro de água
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 kg de farinha de pão

Modo de preparo
Coloque a água em uma panela. Junte com a manteiga, o caldo de galinha, o sal e o corante. Coloque no fogo médio e deixe ferver. Adicione a farinha e, com uma colher de pau, vá mexendo sem deixar a massa grudar. Coloque a massa em uma superfície untada com margarina e reserve.

Recheio:
Em uma panela junte o alho amassado, a pimenta e a cebola. Frite até dourar bem. Junte o peito de frango e refogue por um tempo. Acrescente o sal,  a salsinha picada e misture bem. Deixe esfriar e reserve.

Montagem:
Pegue uma porção da massa com as mãos previamente untadas. Faça uma bolinha e com o dedo faça um furo central, mas deixando as laterais com grossura suficiente para que elas não quebrem na fritura. Coloque o recheio dentro da coxinha e feche a cavidade. Repita o processo até que toda a massa de coxinhas tenha acabado.

Como empanar:
Misture a água com as duas claras, e bata com um garfo durante três minutos. Junte o sal e a farinha e continue batendo até que todas as bolotas de farinha se dissolvam. Reserve, e passe as coxinhas nessa mistura, mas retirando o excesso. Passe pela farinha  e repita essa operação mais uma vez com todas as coxinhas, e então frite lentamente todas em óleo quente (cerca de 200 graus). O óleo deve cobrí-las, e tome cuidado, pois elas podem rachar. Quando dourarem bem, escorra e elas já estarão prontas para servir.



Coxinha